Não é possível ter um efetivo gerenciamento de riscos se não existir um sistema de controles internos eficiente e eficaz para manter os riscos operacionais, dentro dos níveis aceitáveis definido pela organização.
No Brasil e Exterior
Um sistema de controles interno modelado com base nos paradigmas de boas práticas de gestão, é fundamental para um efetivo processo de gerenciamento de riscos operacionais.
O controle interno é uma ação, baseada em políticas e procedimentos, que tem o objetivo de mitigar o evento de risco se materializar. Ele precisa ser visto como um sistema, que vai além do controle interno, mas também abrange o ambiente de controle, a atividade de controle, seja no processo ou nas tarefas, e também o seu monitoramento contínuo e periódico.
Atualmente, a existência de uma área composta por especialistas em controles internos, como segunda linha de gestão, é essencial para a condução e existência de sistema de controle interno na medida certa para a mitigação dos riscos operacionais, otimizando os recursos aplicados neste processo.
© 2024 CrossOver Consulting & Auditing.