Notícias

Servidores da Secretaria de Controle Interno do Senado Federal fazem capacitação em auditoria baseada em risco
Publicada em 21/10/2017 por Fonte: Secretaria de Controle Interno do Senado Federal


Com foco na capacitação contínua dos seus servidores, a Secretaria de Controle Interno (SCISF) realiza, de segunda a quarta-feira desta semana, um curso de aperfeiçoamento na área de aplicação da metodologia de auditoria baseada em riscos. O curso visa maior contribuição para a melhoria da gestão, uma vez que o órgão de controle interno busca se atualizar constantemente quanto a técnicas, normas internacionais de auditoria e boas práticas prescritas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), difundidas na administração pública.

O diretor da secretaria, Eduardo Pereira da Silva, explica que o treinamento tem como principal meta o aperfeiçoamento da competência nas atividades de auditoria, aprofundando o estudo da gestão de riscos, disciplina que identifica, avalia e trata os riscos que possam afetar objetivos estratégicos e operacionais do Senado.

— Os servidores estão tendo a oportunidade de fazer esta importante reciclagem de conhecimentos, num processo de imersão por três dias seguidos — ressalta o diretor.

Responsável por ministrar o curso, Eduardo Pardini destaca o teor da capacitação como ferramenta de fortalecimento da governança na gestão do Senado.

— É preciso ir além da auditoria de conformidade. Dessa forma, a instituição ganha em eficiência, eficácia e em processos mais econômicos — enfatiza.

João Vicente Pessoa, idealizador do curso e coordenador da Auditoria de Pessoas, justifica a realização do curso no momento em que a Casa completa 45 anos da atividade de auditoria.

— Um dos princípios éticos do auditor é a competência, que é desenvolvida, continuada. O curso de auditoria baseada em riscos atende exatamente a esse pressuposto de capacitação para melhoramento continuado da atividade, além de agregar e consolidar ainda mais valor à instituição.

Também participam do curso dois servidores da Diretoria–Geral (Dger), com objetivo de ampliar a visão corporativa sobre o tema, justifica o diretor da SCISF.

O treinamento conta com o apoio dos diretores Rodrigo Galha, da SADCON, Wanderley Rabelo, da DIREC, e Márcio Tancredi, da DIREG.

Facilitador

Eduardo Person Pardini tem especialização e experiência com a teoria e a prática em auditoria e análise de riscos. O profissional atua há mais de 36 anos nas áreas de auditoria, externa e interna, e no gerenciamento das finanças e administração corporativa, em empresas no Brasil e no exterior.

Pardini é instrutor de cursos do Instituto dos Auditores Internos (IIA Brasil) e ministra treinamentos, inclusive para certificação CIA, para empresas e organizações dos setores público e privado.