Notícias

Servidores do Tribunal Eleitoral Superior e Tribunais Regionais Eleitoral participam do programa de capacitação em Auditoria Baseada em Riscos.
Publicada em 21/02/2016 por da redação Crossover


Brasília - Servidores do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitoral do Maranhão, Pará e Goiás estão participando do programa de capacitação em Auditoria Baseada em Risco desenvolvido pelo setor de educação corporativa da CrossOver Consulting & Auditing. Segundo nosso diretor, responsável pelo projeto, Eduardo Person Pardini, este programa de capacitação é composto de sete oficinas de trabalho, onde o objetivo básico é aliar os conceitos da metodologia com sua aplicação na prática.

O Prof. Eduardo complementa que: estamos na quarta oficina e o grupo de auditoria já esta aplicando a metodologia em alguns trabalhos de auditoria com muito sucesso.

A aplicação desta metodologia tem grande impacto na cultura da organização, não somente para o grupo de auditores, mas também para os gestores, pois gera uma interação maior entre auditor e auditado.  Enquanto a auditoria de conformidade e regularidade é reativa, analisa as operações passadas, a auditoria de desempenho, ou operacional, avalia o fluxo de atividades no presente, fortalecendo a gestão de riscos e os controles internos de maneira que as operações futuras tenham uma razoável garantia que será operacionalizada em conformidade com os padrões pré-estabelecidos.

Este é um processo de transição fundamental para que a atividade de auditoria realmente possa agregar valor, e com certeza, menos dias ou mais dias, todos os setores de controles internos ou auditoria interna das organizações governamentais deverá adotar.