Gerenciamento dos Riscos Corporativos para empresas públicas.

Data prevista: 2017 - à definir
Carga horária: 24 horas
Local: capitais - SP, RJ, POA, CWB, BSB, BEL, JPA, FOR

Objetivo

O mundo corporativo está cada vez mais complexo, mais globalizado, os investidores e a sociedade mais exigentes. Como consequência, as empresas e entidades, sejam do setor privado e/ou do setor público, estão expostas a diversos riscos, emergentes ou não, que podem impactar negativamente a capacidade delas alcançarem seus objetivos.

As entidades públicas, por sua vez, precisam atender a nova legislação que visa o fortalecimento dos fundamentos da governança e da ética na gestão pública.

A Lei 13.303 em seu artigo 6º dispõe sobre que as empresas pública e/ou de capital misto deverão observar as regras de governança corporativa, incluindo práticas de gestão de riscos e controles internos. A instrução normativa conjunta MP/CGU determina que os órgãos e entidades do Poder Executivo federal deverão implementar, manter, monitorar e revisar o processo de gerenciamento de riscos e dos controles internos de gestão

Neste ambiente é importante que as organizações contem com profissionais com conhecimento que possam fornecer o adequado apoio aos gestores na modelagem, implantação e manutenção do processo de gestão de riscos e do sistema de controles internos.

Este seminário tem como objetivo auxiliar as organizações a entender o processo de gerenciamento de riscos e como ele se associa ao contexto corporativo.

Iremos discutir os principais conceitos e as principais ferramentas que são indispensáveis para um adequado gerenciamento dos riscos, inclusive na preparação do projeto para sua implantação, levando-se em conta a legislação vigente e as melhores práticas para gerenciamento de riscos.

 A quem se destina

Este seminário se destina a especialista em controles internos, auditores internos e externos, profissionais de compliance, gestores de riscos, contadores, advogados, e qualquer outro profissional que queira se atualizar no assunto.  

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. A lei 13.303 e a instrução normativa conjunta MP/CGU nº 1
    1. Uma breve visão
    2. Entendendo os tópicos inerentes a gestão de risco e controles internos
  2. Relembrando os conceitos de governança
    1. Entendo o contexto corporativo
    2. Conhecendo o conceito de processo
    3. Conhecendo o conceito de Risco
    4. Conhecendo o conceito de Controles Internos
  3. Premissas para o gerenciamento de riscos
    1. Conceitos fundamentais – GRC conforme o ICI
    2. Funções, responsabilidades e limitações.
    3. Criando o ambiente para gestão de riscos
  4. A metodologia ISO 31000
    1. Conceitos fundamentais
    2. Estabelecimento do contexto
    3. A estrutura de gestão de riscos conforme ISO 31000
    4. O processo de gerenciamento de riscos
  5. A metodologia do COSO - Gerenciamento de Riscos
    1. Conceito fundamental
    2. Conhecendo a estrutura de gerenciamento de riscos
    3. Entendendo os objetivos de controle e seus componente
  6. Elaborando o projeto para implantação da gestão de riscos
    1. Definindo o escopo e modelo de implantação
    2. Patrocinadores, equipe e titulares.
    3. Trabalhando a linguagem
    4. Modelo de legenda para leitura do risco
    5. Estabelecimento do processo de GRC a ser utilizado
    6. Ambiente interno – programa de sensibilização
    7. Cronograma para implantação
  7. Metodologia CrossOver para aplicação prática na avaliação dos riscos no processo operacional
    1. Conhecendo o processo objeto da avaliação
    2. Definindo os objetivos do processo
    3. Identificando os riscos e seus fatores de riscos
    4. Avaliando a magnitude do risco
    5. Matriz de controle
    6. Associando riscos aos controles

 

Metodologia

Utilizando-se de uma didática simples e objetiva, através de uma metodologia que privilegia o conceito ao intercambio de experiências práticas. O objetivo principal desta interatividade é a renovação do pensamento dos profissionais de controle, auditoria, riscos e compliance.

Aplicamos a andragogia, que é o ensino para adultos, facilitando através de vivências e reflexões um aprendizado mais objetivo.

Instrutor: Eduardo Person Pardini

Profissional formado em Ciências Contábeis com Pós-graduação em Finanças, com especialização em gestão estratégica. Construiu sua experiência como executivo financeiro Sênior em empresas multinacionais e nacionais durante os últimos 30 anos. É palestrante e professor dos cursos de auditoria interna para o Instituto de Auditores Internos do Brasil. 

É Diretor executivo e instrutor sênior certificado do Internal Control Institute, para cursos de capacitação e certificação profissional para especialistas em controles internos.  

Como sócio da CrossOver Consulting & Auditing tem atuado fortemente na assessoria das Micros, Pequenas e Médias empresas operando em diversos e diferentes setores da economia, como: varejo, moda, gráfico, franquias, laticínio e outros, além de ser o líder para programas de capacitação em governança, riscos, controles internos e auditoria interna.

Ministrou cursos para Exercito Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Banco do Brasil, Amaggi, Tribunal Superior Eleitoral, Senado e Câmara Federal, Tribunal de Contas da União, Embratel, Previ, Bradesco, HSBC, Vale, Ativo S/A, Markel Resseguradora, Controladoria Geral da Paraíba,  BRB Cartões e Seguradora e outras empresas. É articulista do portal contábil Essência sobre a forma, Editora Roncarati.

Foi membro da comissão julgadora de melhores práticas do Ministério da Transparência – CGU no ano de 2016

Datas e Investimento

Carga Horária:           24 horas

Datas:                         Por favor, consultar esta informação no site ou através do email: treinamento@crossoverbrazil.com

Investimento:            Por favor, consultar no site ou através do email: treinamento@crossoverbrazil.com – incluso material didático, coffee break e certificado de participação.

Informações Importantes

  • Este treinamento poderá ser cancelado pela CrossOver Consulting & Auditing se o numero de inscrições não atingir o numero mínimo exigido. No caso de cancelamento pela CrossOver, os valores pagos a titulo de inscrição será devolvido em até 10 dias do cancelamento.
  • O pagamento das inscrições deverá ser feito em até 2 (dois) dias após a inscrição para que possa ter sua vaga assegurada, pois as turmas são limitadas.
  • No caso de cancelamento ou desistência de participação, os valores pagos ficarão como credito ao participante que poderá utilizar em um prazo de 6 (seis) meses a contar da data do evento original.
  • Este programa poderá ser desenvolvido “in company”

Inscrições e pagamentos podem ser realizados através do site ou se preferir, através do email abaixo:

Email:  treinamento@crossoverbrazil.com

                                              

Março 2017

Voltar