A importância do sistema de controle interno, baseado no COSO, na gestão pública ou privada.

Data prevista: 2017 - João Pessoa 25 a 27/10
Carga horária: 24 horas
Local: capitais - SP, RJ, POA, CWB, BSB, BEL, JPA, FOR

Objetivo

O sistema de controle interno é um dos fundamentos da governança corporativa, seja em organizações do setor privado ou do setor público, da administração direta ou indireta.  

Quando modelamos ou avaliamos um processo operacional e seu sistema de controle interno, é muito importante que tenhamos um paradigma, como melhores práticas, para compararmos e avaliarmos sistema existente.

 A estrutura de controles internos do COSO é uma das estruturas mais madura e utilizada no mundo corporativo. Ela foi revisada e atualizada no ano de 2013 de forma a atender as necessidades de um ambiente empresarial globalizado e cada vez mais complexo.

Um efetivo sistema de controle interno ele permite uma adequada respostas aos riscos inerentes, de TI e de fraude, além de proporcionar economia do capital investido na estrutura operacional da corporação.

Neste seminário iremos explorar e discutir os conceitos e atributos mais importantes do controle interno, seus fatores de sucesso, e sua aplicabilidade nas atividades diárias de uma corporação.  

A quem se destina

Este seminário se destina a gestores dos setores públicos ou privado, especialista em controles internos, auditores internos e externos, profissionais de compliance e riscos, advogados, e qualquer outro profissional que queira desenvolver ou se atualizar no assunto.

 

Conteúdo Programático

  1. Conhecendo o contexto corporativo,
  2. O processo operacional para o sucesso da organização,
  3. Definição de controle interno, controle interno contábil e riscos operacionais,
  4. O controle interno na administração pública
  5. A hierarquia do controle interno e os níveis de responsabilidade,
  6. Segregação de função – A complexidade nos dias atuais com os sistemas eletrônicos,
  7. Os atributos do Controle interno – Autorização, Registro, Comunicação,
  8. Fatores de sucesso para gestão das atividades de transação e controles – planejar, organizar, dirigir e monitorar,
  9. A estrutura do COSO Controles Internos como paradigma para a gestão eficaz,
  10. Razões para atualização da estrutura de controles internos do COSO
  11. Conhecendo o COSO Controles Internos 2013,
  12. Entendendo os objetivos do controle interno – eficiência & eficácia, confiabilidade das informações e dados, e conformidade com leis e regulamentos,
  13. Conhecendo os componentes da estrutura de controle interno
  14. Relacionando os componentes com seus princípios
  15. Avaliando a aderência à estrutura através dos pontos focais
  16. Conclusão 

 

  • Utilizando-se de uma didática simples e objetiva, através de uma metodologia que privilegia o conceito ao intercambio de experiências práticas. O objetivo principal desta interatividade é a renovação do pensamento dos profissionais de controle e compliance.

 

Instrutor: Eduardo Person Pardini
Profissional formado em Ciências Contábeis com Pós-graduação em Finanças, com especialização em gestão estratégica. Construiu sua experiência como executivo financeiro Sênior em empresas multinacionais e nacionais durante os últimos 30 anos. Forte experiência em negociação no Brasil e no exterior. Palestrante e professor dos cursos de auditoria interna para o Instituto de Auditores Internos do Brasil, e Instrutor Sênior do Internal Control Institute, para cursos de capacitação e certificação profissional. Como sócio consultor tem atuado fortemente na assessoria de empresas operando em diversos e diferentes setores da economia, como: varejo, moda, gráfico, franquias, laticínio e outros.

 

Datas e Investimento: Carga Horária: 24 horas – Das 9:00hs as 18:00hs. 

Investimento: Incluso material didático, coffee break e certificado de participação. Para mais de uma inscrição da mesma empresa oferecemos um desconto de 5% de desconto no total das inscrições. Para mais de 10 inscrições oferecemos um desconto de 10% de desconto no total das inscrições.

 

Informações Importantes 1 - Este treinamento poderá ser cancelado pela CrossOver Consulting & Auditing se o numero de inscrições não atingir o numero mínimo exigido. No caso de cancelamento pela CrossOver, os valores pagos a titulo de inscrição será devolvido em até 10 dias do cancelamento. 2 - O pagamento das inscrições deverá ser feito em até 2 (dois) dias após a inscrição para que possa ter sua vaga assegurada, pois as turmas são limitadas. 3 - No caso de cancelamento ou desistência de participação, os valores pagos ficarão como credito ao participante que poderá utilizar em um prazo de 6 (seis) meses a contar da data do evento original.

 

Este programa poderá ser desenvolvido “in company”

Inscrições e pagamentos podem ser realizados através do site ou se preferir, através do email: Email: treinamento@crossoverbrazil.com

 

Voltar